Comentário Bimensal do Conselho Mundial da Energia sobre Questões Energéticas, 1 Julho 2008
A ILHA DE CHIPRE É O MEMBRO MAIS NOVO DO CME
A votação já foi efetuada e o Chipre foi aprovado como o membro mais novo do CME totalizando, novamente, 93 países. Com muita honra, receberemos o Chipre na Assembléia Executiva do CME, na Cidade do México.
DESENVOLVIMENTO DA FORÇA TAREFA DE REFINAMENTO DE PETRÓLEO
Foi aprovado um estudo sobre refinamento de petróleo, como parte do Programa de Estudos para o Plano de Negócios 2008-2010 e uma Força Tarefa foi designada a efetuar este trabalho que será incorporado ao Estudo sobre Avaliação. Alessandro Careri da ENI (Itália) é o Presidente da Força Tarefa de Refinamento de Petróleo.
A primeira reunião sobre a Força Tarefa realizou-se dia 7 de junho em Roma. O grupo fez a revisão dos Termos de Referência e discutiu como o refinamento de petróleo se ajustará ao Estudo sobre Avaliação. O grupo também discutiu suas prioridades e concordou em começar o trabalho preparando uma "visão" da demanda futura para 2020, baseada na revisão de estudos relevantes, principalmente o estudo de Cenários do CME. A visão do documento terá um foco de alto nível para ajudar a preparar o terreno e proporcionar conhecimento e contexto mundial para o trabalho de refinamento de petróleo: as informações deste documento serão apresentadas ao final de junho e a próxima reunião da Força Tarefa será realizada depois disso, visando o acordo sobre as questões principais e o resumo final do relatório da Força Tarefa, que está programada para terminar em fevereiro de 2009.
CRIAÇÃO DO NOVO CENTRO REGIONAL DE EXCELÊNCIA NO CAIRO
Foi inaugurado no Cairo, Egito, dia 25 de junho, o novo Centro Regional de Excelência para Energia Renovável e Eficiência Energética (RE&EE em Inglês). O Centro é o resultado da iniciativa dos Comitês da Alemanha e do Egito do CME, com o apoio dos governos da Alemanha e do Egito, do governo Dinamarquês e da Comissão Européia.
O Exmo. Sr. Dr. Hassan Younes, Ministro de Eletricidade e Energia do Egito, inaugurou o novo Centro. Dentre outros, estavam presentes os Ministros de Meio Ambiente e Alto Nível Educacional e Pesquisa Científica, os embaixadores da Alemanha, Dinamarca e da União Européia para o Egito, ilustres especialistas do Egito, da Arábia e da União Européia e Dr. Emad El-Sharkawi, Presidente do Comitê Egípcio do CME.
O Centro é patrocinado pelo Ministério de Energia e Eletricidade e trabalhará para o aumento da exploração dos recursos renováveis abundantes na região, políticas de Energia Renovável e Eficiência Energética (RE&EE em Inglês), parcerias público privadas (PPP) e políticas de tecnologias em Pesquisa e Desenvolvimento e programas. O plano de ação inicial do Centro prioriza a avaliação econômica de conexões de rede de sistemas descentralizados em pequena escala e grande escala comparados, com a geração de eletricidade convencional; padronização de regulamentação para Java EE (Java Edição Empresarial) e suas aplicações; transferência de tecnologia e fabricação local de componentes para Energia Renovável e Eficiência Energética (RE&EE); identificação de áreas de recursos promissores para produção, com ênfase em componentes para turbina eólica; comparação de programas promocionais de aquecedores de água solar regional com programas na Espanha e Grécia; e uma análise comparativa de parcerias público privadas para Energia Renovável e Eficiência Energética (RE&EE). O Centro também agirá como esclarecimento de informações sobre Energia Renovável e Eficiência Energética (RE&EE).
FORUM ECONÔMICO MUNDIAL - CONFERÊNCIA 2008, NA ÁFRICA.
O Forum Econômico Mundial foi realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, de 4 a 6 de junho. O tema do evento foi "Capitalização de Oportunidades". O CME foi representado pelo Dr. Latsoucabé Fall, Gerente Regional para a África. Mais de 800 formadores de opinião de alto nível e políticos participaram do Fórum, enfatizando como lidar com desafios assustadores relativos às áreas de comida, água, saúde, educação, energia, mudança climática e política. O evento também levou em consideração a magnitude da lacuna entre estes desafios e as imensas oportunidades que a África oferece.
Os participantes do Fórum concluíram que as soluções devem ser criativas, proporcionalmente ao crescimento econômico e social. Neste contexto, cinco autoridades governamentais da África declararam que a capitalização de oportunidades "exigirá parcerias sólidas entre Governo, empresários e a sociedade civil" e "forte cooperação Africana e entrosamento com o mundo". Esta perspectiva é bem parecida com as recomendações do estudo de Cenários do CME, principalmente do "Cenário Leão" que requer novas formas de governo com maior entrosamento, assim como, forte cooperação regional e internacional.
O setor privado está equilibrado para desempenhar um papel importante com governos, agências multidisciplinares e organizações das sociedade civil para facilitar a geração de riqueza e crescimento sustentável. A administração eficiente não é apenas um pré-requisito necessário à boa governança em todos os setores da sociedade mas, também, a força fundamental capaz de transformar dificuldades em oportunidades.
Dia 3 de junho, exatamente antes do Forum, foi realizado um seminário sobre a iniciativa Ação Energia e Pobreza que envolve o CME, Fórum Econômico Mundial (FEM) e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, para trabalharem juntos, lidando com empresários experientes e melhores práticas administrativas visando reduzir a pobreza energética, desenvolvendo práticas inovadoras de projetos de energia mensuráveis, que têm repercussão nas áreas rurais. O seminário deu prioridade a ações a serem executadas, inclusive o projeto de eletrificação de Lesotho, que deverá terminar em 2009 e o trabalho que está sendo realizado para facilitar o acesso aos recursos necessários para a Agência de Proteção Ambiental desenvolver projetos de eletrificação rural na África e em outros lugares. Este trabalho, que começou em maio, está previsto para terminar em janeiro de 2009 para o Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça.
O seminário também foi uma oportunidade para o Dr. Fall apresentar a atualização do Projeto do CME de Eletrificação do Níger - África, após sua missão recente em Niamey - Capital do Níger (Veja relatório a seguir).
O CME E O PROJETO DE ELETRIFICAÇÃO DO NÍGER
Dr. Fall visitou o Níger de 19 a 23 de maio para discutir o Projeto de Eletrificação do CME do Níger com o Comitê do Níger, autoridades do Níger e procurar ajuda para o projeto. A visita também destacou as formas as quais o Comitê do Níger poderia utilizar para atrair novos membros.
Latsoucabé informou que o Níger é um dos países mais pobres do mundo com poucas perspectivas de proporcionar energia às áreas rurais. Os 12 milhões de habitantes têm renda per capita - Produto Interno Bruto - de 184 dólares americanos por ano. A energia utilizada representa o equivalente a 36 kg de petróleo per capita, anualmente, comparada a cerca de 384 kg de petróleo equivalente per capita para toda a África e 11.250 kg de petróleo equivalente per capita para o mundo. O consumo de eletricidade é de 35 kWh per capita, enquanto a média para a África é de 538 kWh per capita e para o mundo, 2.423 kWh per capita. Cerca de 83% da população do Níger vive em áreas rurais, onde a utilização da eletricidade é menor do que 1%. Cerca de 90% das residências utiliza biomassa tradicional, principalmente madeira. A utilização de outras fontes de energia, por exemplo, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene, energia solar e eletricidade para cozinhar é insignificante (menos de 1%).
A falta de acesso a energia é o maior impedimento ao desenvolvimento econômico e humano e a erradicação da pobreza resulta em pouco ou nenhum acesso aos serviços básicos, tais como, educação, saúde, água, saneamento, que agrava a pobreza e prejudica o desenvolvimento sustentável. Portanto, isto é essencial para promover o acesso a energia comercial na áreas rurais do Níger. Para ajudar nesta tarefa, o CME está patrocinando um projeto de eletrificação no Níger, em parceria com a iniciativa Ação Energia e Pobreza do FEM (Fórum Econômico Mundial).
Durante a temporada no Níger, Latsoucabé teve reunião com inúmeras empresas de energia e organizações para discutir os estudos do CME, destacando o estudo de Cenários e sua aplicação às questões energéticas apresentadas no Níger. Ele também visitou o Ministro de Minas e Energia que elogiou o estudo do CME e confirmou o apoio ao Projeto de Eletrificação.
Dia 22 de maio, Latsoucabé visitou Kouré - Níger, o lugar ideal para o Projeto de Eletrificação. Kouré fica localizada a 55 km de Niamey com bom acesso pela estrada. A população é de 2.924.000 habitantes e alguns serviços básicos e indústria estão no local. A vila não é eletrificada, mas existem algumas instalações de energia solar fotovoltaica para os serviços principais, por exemplo, o Centro de Saúde. O desafio principal para a vila é o uso intenso de biomassa de madeira para uso doméstico (cozinhar) e a escassez progressiva de madeira, com o desmatamento. Equipamentos de iluminação (diodo luminoso) LED foram lançados recentemente, com baixo custo, e começam a penetrar no mercado rural; eles podem ter um papel importante ajudando as residências pobres a obterem o acesso a iluminação limpa e eficiente. Querosene e madeira para iluminação estão, portanto, desaparecendo das áreas rurais.
Como resultado da visita de Latsoucabé, em seguida, o Projeto de Eletrificação do Níger produzirá um documento inicial e o trabalho destacará a atração de importantes acionistas, desenvolvimento de carta de interesse e consolidação de apoio do Ministério. Serão identificados outros locais além de Kouré, será desenvolvida uma proposta de financiamento total, o financiamento será procurado e o projeto será implementado.
CONFERÊNCIA DE LÍDERES DE ENERGIA DO CME E FINANCIAL TIMES
Lembramos que o CME está co-patrocinando com o Financial Times a primeira conferência anual dos Líderes de Energia, dias 16 e 17 de setembro, no Hotel Cumberland, em Londres. O tema da conferência será "Oportunidades de Investimentos em Negócios de Energia Limpa". Dentre os palestrantes confirmados destacamos o Presidente do CME - Pierre Gadonneix; Antonio Brufau, Presidente da Repsol YPF; Exmo. Sr. Geir H. Haarde, Primeiro Ministro da Islândia; Angel Gurria, Secretário Geral da OECD; Andris Piebalgs, Comissão de Energia da União Européia; Tulsi Tanti, Presidente e Diretor de Administração da Suzlon Group Limited; e Dr. Hassan Younes, Ministro de Eletricidade e Energia do Egito. Os Membros do CME têm direito a 40% de desconto nas inscrições. Para informações adicionais acesse o site:
http://www.ftconferences.com/energy2008/home.asp ou entre em contato com Theresa Hedberg no escritório de Londres.
GERALD DOUCET
Secrétaire Général
World Energy Council
5th Floor, Regency House,
1-4 Warwick St.
LONDRES W1B 5LT
TEL: (+44 20) 7734 5996
Policies for the future: 2011 Assessment of country energy and climate policy
The World Energy Council in partnership with Oliver Wyman (global consulting firm) has over the past year worked on its third Assessment of country energy and climate policy aiming to identify key areas for policy improvements and to understand how successful policies can be transferred from one country to another. more >

